Resumo do Livro a Culpa é Das Estrelas

Provavelmente você já ouviu falar nesse livro que também virou filme. A obra de John Green possui uma temática delicada, pois aborda a história de adolescentes com câncer.

O livro fez muitas adolescentes se emocionarem. A história fez tanto sucesso que o filme foi campeão de bilheteria no Brasil em 2014. Foram mais de 6 milhões de pessoas que assistiram ao filme que conta os dilemas enfrentados por adolescentes que sofrem com uma doenças mais cruéis.


O livro, no entanto, está longe de ter um tema melancólico e é sem duvidas uma obra que cativa os mais diversos públicos por sua sensibilidade.

O Enredo de “A Culpa é Das Estrelas”

A história é narrada em primeira pessoa pela Hazel. Ela é uma adolescente de 16 anos que sofre com um câncer no pulmão desde os seus 13 anos.

Por ter que conviver com essa terrível doença ela acaba tendo dificuldades em seu dia a dia. Ela tem que tomar vários remédios e é obrigada a usar um tubo de oxigênio por todos os lugares. Sem contar o cansaço e o desgaste mental e físico que o câncer causa.

Toda essa condição faz com que ela tenha mais vontade de ficar em casa assistindo TV e lendo um livro do que sair para algum lugar e viver uma vida como uma adolescente “normal”.

Essa postura gera uma preocupação entre os seus pais e os médicos.

Para anima- lá e melhor a qualidade de vida dela, eles resolvem leva-la a um grupo de apoio à pacientes com câncer. A princípio Hazel não estava

nenhum um pouco animada com a atividade. Só que nesse grupo de apoio chamado “Coração de Jesus” é que ela conhece uma pessoa que muda o seu destino.

Outro adolescente chamado Algustus aparece em uma das reuniões do grupo. Ele possui câncer nos ossos e por isso teve que amputar parte de sua perna. Apesar desse sofrimento, Algustus leva a vida numa boa e faz piadas com sua doença.

A partir do momento que eles se conhecem passam a ter uma maior intimidade um com o outro e iniciam uma relação de carinho, afeto e companheirismo.

Um fato marcante da história é quando a Hazel apresenta um livro para Algustus. Ele se chama a “alguma coisa do império”. O livro fala sobre uma paciente com leucemia, mas ele acaba sem um final de verdade.

E por isso a história fica sem um desfecho completo o que gerou muita frustração tanto para Hazel quanto para Algustus. Ela já havia tentando entrar em contato com o autor, mas não obteve respostas.

Resumo do Livro a Culpa é Das Estrelas

Para tentar responder essa pergunta sem resposta Algustus começa a pesquisar e consegue o e-mail do autor do livro. Depois de alguns contatos o autor fala para Algustus que só contaria o que de fato aconteceu no final da história pessoalmente. Ele havia saído dos Estados Unidos e agora morava em Amsterdã.

Para resolver esse enigma, Hazel, sua mãe e Algustus viajam para Amsterdã.

Durante toda a trama do livro são colocadas questões filosóficas sobre doenças terminais. Para os mais emotivos a história é quase que garantia de lágrimas.

Curiosidades

O autor John Green para escrever o livro buscou inspiração em situações reais. Ele visitou grupos de apoio a crianças com câncer para ter mais legitimidade no que iria escrever.

A história é de ficção como autor ressalta, mas ela é inspirada em um paciente real de câncer que John Green conheceu.

Onde comprar?

Você já leu “A Culpa É das Estrelas”? Se sim responda nos comentários. Aliás, não se esqueça de falar do que você achou do filme também.


O que você acha do livro "Resumo do Livro a Culpa é Das Estrelas"?

  • Já Li e Recomendo (77%, 112 Votos)
  • Vou Ler com Certeza (14%, 20 Votos)
  • Não Vou Ler (7%, 10 Votos)
  • Já Li e não Recomendo (3%, 4 Votos)

Total de Participantes:: 146

Carregando ... Carregando ...

One Response

  1. 7 de novembro de 2018

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.