Resumo do Livro Dom Casmurro

Afinal de contas a Capitu traiu o Bentinho? Essa é a pergunta que mais gera controvérsia entre quem já leu a obra Dom Casmurro.

O livro escrito por Machado de Assis é sem duvida um dos maiores romances da literatura brasileira justamente pelos mistérios que a obra traz consigo.


Quer saber tudo sobre essa história? Então acompanhe esse texto.

O Enredo de “Dom Casmurro”

Casmurro é uma pessoa ranzinza. E essa é sem duvidas a melhor definição que se pode dar para Bento Santiago. Ele é o personagem central da história que é narrada em primeira pessoa por ele mesmo.

Bentinho, como ele é chamado, é um viúvo que depois de certa idade resolve contar sua história de vida.

Ele alega fazer isso por ser muito rico e não ter muitas ocupações. Mas pode se concluir na obra que ele busca fazer isso também para tentar comprovar que todas as suas atitudes foram corretas e que ele não cometeu nenhuma injustiça.

Bentinho nasceu em família rica e sua mãe sonhava que ele fosse se tornar padre. O plano dele também era esse até que ele conhece Capitu quando tinha 15 anos. A moça é caracterizada como uma mulher esperta e de múltiplas personalidades enquanto Bentinho é um jovem ingênuo.

A beleza da moça é bastante enaltecida. Segundo Santiago, ela possuía “olhos de ressaca”.

Capitu consegue convencer Bentinho que ele não deveria se tornar padre.

Eles acabam se casando. É aí então que Bento Santiago inicia suas crises de ciúme. O casal tem um filho, chamado Ezequiel.

Só que Bentinho fica completamente convencido de que o filho é na verdade de seu amigo Escobar. Eles eram amigos desde a época do seminário.

Segundo ele há muitas semelhanças entre Ezequiel e Escobar. As desconfianças de Betinho aumentam ainda depois que Escobar morre afogado e durante enterro Capitu chora copiosamente.

Além desses fatores, Ezequiel é o primeiro nome de Escobar e na cabeça de Bentinho essa foi mais uma homenagem de Capitu ao seu verdadeiro amor.

Convencido de ter sido traído, Bentinho se separa de Capitu e envia-a justamente com filho para a Suíça. Lá Capitu acaba morrendo.

Houve Traição ou Não?

resumo do livro dom casmurro

Bento Santiago tem certeza que foi traído, no entanto o autor não mostra nenhuma prova cabal.  Vale ressaltar que pelo fato de a história ser contada na versão de um homem com ciúmes doentio pode ser que se tenha uma versão parcial e inverídica da história.

Ao mesmo tempo em que alguns indícios e principalmente o fato de Capitu ter se mostrado ser uma mulher interessaria nos fazem pensar que poderia realmente ter ocorrido uma traição.

Afinal desde jovem ela se mostrou capaz de manipular Bentinho de forma muito eficaz.

A genialidade de Machado de Assis se comprova nessa dúvida não respondida. Ele conseguiu criar uma trama que é praticamente impossível de ser desvendada e que passados muitos anos continua sendo centro de discussões e sem duvidas uma obra que não deve ser deixada de ler.

As discussões sobre “Dom Casmurro” são tantas que faculdades de direito já realizaram debates para se chegar à conclusão do caso.

A obra já foi adaptada para a televisão. Em 2008 a Rede Globo apresentou a minissérie “Capitu” em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis.

Esse foi o sétimo romance do autor e marcou a entrada do realismo no Brasil.

Onde comprar?

Se você já leu a obra, responda nos comentários: Afinal Capitu traiu Bentinho ou não? Cada um tem sua opinião, e esse é sem duvidas um debate que não vai ter fim. Talvez esse tenha sido o desejo de Machado quando escreveu a obra.


O que você acha do livro "Dom Casmurro"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.