Resumo do Livro – Dom Quixote de La Mancha

Esse livro conta a história de um senhor que morava em uma pequena cidade na Espanha, na região da mancha. Ele tinha por volta de 50 anos, mas na época que a história se passa, por volta de 1500, ele já era considerado velho.

Seu nome era Alonso Quixano, porém mais tarde ele passaria a ser chamado de Dom Quixote De La Mancha e você já vai descobrir por que.


Ele vivia em sua fazenda com sua sobrinha e uma governanta. Não tinha grandes posses, mas possuía uma biblioteca em sua casa, algo que era muito mais comum na época do que hoje em dia.

Os livros preferidos dele eram sobre cavalaria. Ele admirava aqueles cavaleiros clássicos que lutavam contra bandidos e salvar as donzelas em perigo.

De tanto ler esses livros ele acabou resolvendo largar sua monótona vida e saiu em busca de aventuras. Pegou uma armadura que era de seu bisavô, montou em seu cavalo, chamado de Rocinante e partiu para salvar o mundo de monstros e outras terríveis criaturas.

Só tinha um problema nessa história, Dom Quixote não tinha uma amada e isso era peça fundamental para qualquer cavaleiro. Devido aos vários livros que ele havia lido ele sabia que uma mulher seria importante, pois ela seria a responsável por guardar sua honra após sua morte.

A Amada

Foi aí que ele se lembrou de que era apaixonado por uma moça. Ela era feia e analfabeta e se chamava Aldonça.

Ela estava longe de ser o sonho de qualquer cavaleiro, mas isso não foi problema para Dom Quixote. Ele passou a fantasiar que ela na verdade se chamava Dulcinéia del Teboso e era uma bela dama.

Início das Aventuras

Após caminhar um dia inteiro embaixo do sol, Dom Quixote se depara com um estaleiro e em sua cabeça visualiza um castelo.  No dia seguinte ele se depara com um grupo de comerciantes e acredita que eles seriam seus adversários.  Ele tenta lutar contra o grupo, mas acaba caindo e apanhando.

Quando ele estava no chão, foi encontrado por um homem que o conhecia e o levou de volta para casa. Chegando lá sua sobrinha sabendo da loucura do tio resolve queimar todos os livros de sua biblioteca que falavam sobre cavalaria.

Resumo do Livro - Dom Quixote de La ManchaO Seu Fiel Companheiro

Apesar de todos acreditarem que esse seria o final triste das aventuras de Dom Quixote, ele voltou a sair pelo mundo.

Só que dessa vez ele não tinha como companhia somente seu pangaré. Agora ele tinha um fiel escudeiro, o Sancho Pança. Ele acompanhava Dom Quixote devido à promessa que ele o fez de que daria uma ilha ao fiel escudeiro.

Eles se lançam em aventuras inacreditáveis. Dom Quixote ao ver moinhos de vento, acredita que eles são na verdade gigantes que precisam ser derrotados.  Por mais que Sancho Pança afirmasse que eles eram somente moinhos de vento. Dom Quixote tenta enfrentar os moinhos e acaba sendo jogado para longe.

Em outra ocasião ele fantasia sobre personagens e inimigos que na verdade são somente rebanhos de ovelhas.  Nesse momento ele também acaba apanhando.

Em outro momento Dom Quixote e Sancho Pança acabam sendo motivo de chacota por uma duquesa que convidou-os para o seu suposto castelo e até deu a ilha que tanto Sancho Pança queria.

Depois de tantas aventuras e desventuras Dom Quixote volta para sua terra natal e volta também a realidade. Já bastante debilitado e voltando a ser chamado de Alonso ele escreveu seu testamento em que deixou suas terras para sua sobrinha e algum  dinheiro para a governanta e também para o seu amigo Sancho Pança.

Onde comprar?

Sem dúvidas esses é um dos grandes clássicos da literatura mundial escrito por Miguel de Cervantes. Você já leu Dom Quixote? O que achou do livro?


O que você acha do livro "Dom Quixote de La Mancha"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.