Resumo do Livro A Hora da Estrela

Esse é o ultimo romance de Clarice Lispector. Em “A Hora da Estrela” ela usa um recurso de narração diferente. Rodrigo S. M  é um narrador fictício que conta a vida de uma nordestina chamada Macabéa. Ao longo do livro ele nos traz várias reflexões.

O Enredo de “A Hora da Estrela”

Macabéa é uma jovem nordestina que mora no Rio de Janeiro. Ela é órfã e mal conheceu seus pais, pois morreram quando ela ainda era muito pequena.


Desde cedo Macabéa foi morar com sua tia. Uma mulher religiosa e moralista que não tratava nada bem sua sobrinha. A impressão que se passa é que ela sentia prazer ao agredir ou castigar Macabéa.

Não era incomum ela dar cascões em sua cabeça sem motivo algum. Sem contar que ela proibia a sobrinha de comer sua sobremesa predileta: goiabada com queijo.

Sem dúvidas Macabéa esteve longe de ter a infância dos sonhos. Além de não ter contato dos pais acabou convivendo com uma mulher que a maltratava.

O Emprego

Macabéa não tinha muitos estudos e mal sabia escrever. No entanto fez um curso de datilografia e com isso arranjou um emprego que pagava menos que o salario mínimo da época.

Sua tia acabou morrendo e isso a deixou ainda mais solitária. Ela tinha poucas diversões como, por exemplo, ouvir o seu rádio relógio. Ela deixava em uma estação que não tocava musicas somente propaganda  e cultura inútil, além de falar a hora exata.

Os hábitos de Macabéa eram estranhos. Ela era magra e tinha um aspecto nada atraente. Além disso, sua alimentação era baseada em uma refeição por dia. Ela costumava almoçar um cachorro quente com uma coca cola.

Macabéa também não tinha um cheiro muito agradável, pois tomar banho definitivamente não era algo muito presente em sua rotina. Um dos maiores luxos que ela se dava era pintar suas unhas de vermelhos. Unhas que ela roeria em seguida.

Mesmo tendo um emprego que pagava muito mal, Macabéa era muito incompetente em sua função. Sua falta de estudos fazia com que os seus textos datilografados fossem cheios de erros de português.

Por essa razão ela foi demitida. No entanto sua reação foi simplesmente pedir desculpar por ter feito um serviço tão ruim. Isso acabou deixando seu patrão com pena e ele permitiu que ela ficasse com o emprego por mais um tempo.

resumo do livro a hora da estrela

O Namorado

Em um dia ela resolve faltar ao trabalho e para isso mente dizendo que teria que arrancar um dente. Nesse dia ela resolve tirar um tempo para ela e fazer as coisas que gostava em meio a sua solidão.

Foi nesse dia que ela conheceu seu único namorado. Olímpico de Jesus também era do nordeste e havia fugido para o Rio de Janeiro depois de ter assassinado um homem. Ele tinha como característica principal a falta de caráter e o desejo de se aproveitar dos outros.

O namoro entre os dois tinham algumas peculiaridades. Eles faziam somente programas gratuitos e ele constantemente a tratava mal. Macabéa por medo de perdê-lo nem ousava reclamar.

A única “extravagancia” que ele fez por ela foi pagar um café no bar da esquina. Por incrível que pareça  Macabéa ficou bem impressionada com o ato.

Em um belo dia Olímpico conhece Gloria, uma colega de escritório de Macabéa e passa a ter um novo relacionamento amoroso e abandona a nordestina.

Depois disso Macabéa descobre que está com tuberculose, mas acaba nem tomando remédio. Aconselhada por Gloria ela decide ver sua sorte com uma cartomante.

Nas cartas  Madame Carlota, a cartomante, afirma que Macabéa vai encontrar um estrangeiro rico que vai  dar todo o amor que ela nunca havia recebido. Saindo de lá ela é atropelada por um ônibus e acaba morrendo.

Onde comprar?

Sem duvidas essa é uma história bastante deprimente. Você já leu esse livro? Conte o que achou nos comentários.


O que você acha do livro "A Hora da Estrela"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.