Resumo do livro – Meu Pé de Laranja Lima

O resumo do livro Meu Pé de Laranja Lima é muito procurado por estudantes que estão tendo um primeiro contato com a literatura que normalmente acontece durante o ensino fundamental.

Esse livro que se tornou um tremendo sucesso após o seu lançamento em 1968, e durante os anos seguintes ele foi traduzido para mais de cinquenta línguas e teve a sua publicação realizada em mais de 19 países ao redor do mundo.


O autor—José Mauro de Vasconcelos—foi talvez um dos primeiros romancistas a dedicar a sua escrita para o público infantojuvenil (crianças e adolescentes). A sua obra, Meu Pé de Laranja Lima foi adaptada para outras artes como o cinema e a televisão, e o seu sucesso hoje é reconhecido por todas aquelas pessoas que tiveram o prazer de ler este livro.

Resumo do livro - Meu Pé de Laranja Lima

A história

A história do livro Meu Pé de Laranja Lima é bem conhecida, principalmente pelas pessoas mais velhas. A história se inicia com o protagonista Zezé, que é apenas um menino de origem abastada e que vivia com a sua família em uma casa abastada.

Durante os seus primeiros anos de vida o menino (Zezé) e seus irmãos, Glória e Totoca, não sabiam o que é passar por dificuldades. A vida de ambos era confortável e livre de preocupações, até que em certo dia, seu pai perde o emprego e é a sua mãe que fica encarregada de sustentar a família.

Praticamente por todo o dia a sua mãe trabalhava e o seu pai desempregado ficava em casa, e aí vem o primeiro choque de realidade do menino e dos seus irmãos. Pouco tempo mais tarde, a família que antes tinha uma vida confortável, se vê obrigada a se mudar para uma casa mais humilde e bem menor.

Durante esta fase é Zezé passa a perceber como a vida é difícil e na sua nova casa é que ele descobri a sua melhor amigo, o pé de laranja lima. O afeto do jovem pela árvore era tão grande que ele passava boa parte do seu tempo livre cuidando pelo pé de laranja que lhe servia de aporte emocional durante esses momentos de dificuldade.

Zezé por muitas vezes era um garoto levado que realizava várias traquinagens em seu bairro e na escola, e toda a sua personalidade espontânea o levou a encontrar um grande amigo no seu bairro, um português que tinha um profundo amor pelo seu automóvel.

Por um bom tempo, o português ensinou algumas lições importantes ao menino até infelizmente falecer de desgosto por ter o seu bem mais amado destruído em um acidente. Nesta época, o menino que era muito apegado ao seu amigo de outra nacionalidade não sabia entender porque tudo tinha acontecido daquele jeito, até conseguir perceber que a morte de seu amigo foi por desgosto de ter perdido um bem precioso que tanto amava e estimava.

Mais tarde, o Zezé é surpreendido e se encontra em uma situação muito parecida: os seus pais são obrigados a lhe informar que o seu querido pé de laranja lima deve ser cortado após o seu crescimento desenfreado.

Resumo do livro - Meu Pé de Laranja Lima

O menino em choque, começa a adoecer e começa a passar pela mesma dor que o seu falecido amigo havia passado. Sem saber sair desta situação, a sua irmã Glória se encarregou de dar uma força para o seu irmão que após algumas longas conversas passou a melhorar o seu quadro de saúde.

Após todo o ocorrido, Zezé aprende uma das lições mais importantes da sua vida e passa a dar mais valor para a sua família e para a sua vida como um todo, deixando de valorizar por completo as adversidades que ele há pouco descobriu que fazia parte dos altos e baixos da vida.

Quem deve ler o livro Meu Pé de Laranja Lima?

O aclamado romance de José Mauro de Vasconcelos pode ser lido por qualquer pessoa. Não há nenhuma “contraindicação”. O seu livro possui uma leitura agradável, com uma bonita lição que agrada até mesmo as pessoas mais exigentes.

Devemos ressaltar, contudo, que o livro é direcionado para o público mais jovem, e por essa razão, adultos podem não gostar do livro pela sua falta de temas mais “avançados”.

Onde comprar?

E você? Já leu o livro Meu Pé de Laranja Lima? Escreva nos comentários abaixo!

O que você acha do livro “Meu Pé de Laranja Lima”?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!