Resumo do Livro – O Menino do Pijama Listrado

Uma história emocionante que retrata um dos períodos mais tristes da humanidade. “O Menino do Pijama Listrado” nos mostra a visão de uma criança sobre a segunda guerra mundial e os campos de concentração em que os nazistas exterminaram os judeus.

A obra de John Boyne também foi adaptada para o cinema. O filme foi lançado em 2008 e emocionou muitos.


O Enredo de “ O Menino do Pijama Listrado”

Bruno era um garoto de 9 anos que vivia em Berlim em uma casa grande onde tinha muitos amigos. No entanto devido à profissão de seu pai, um oficial nazista,  ele é obrigado a se mudar mesmo contra sua vontade para um lugar no interior.

O pai de Bruno não contou a ninguém que a mudança da família seria virtude de ele assumir o comando de um campo de concentração.

No novo local que eles passam a morar, Bruno não possui amigos e acha estranho que ali perto tenha um local onde existam várias pessoas vestidas com pijama listrados.

O Novo Amigo

Buscando desbravar o desconhecido ele se aproxima do local e então conhece um menino chamado Shmuel. Ele logo se torna seu amigo e os dois passam a brincar mesmo com o muro os separando. Essa amizade acabaria se tornando perigosa.

Bruno não entende bem o que acontece, e começa a questionar seus pais a respeito daquelas pessoas que usam sempre as mesmas roupas.

No entanto ele, escondido, acaba assistindo a um filme manipulado que demonstra a suposta qualidade de vida dos judeus dentro de concentração. Ele passa acreditar que essa era vida vivida pelos judeus.

resumo do livro o menino do pijama listradoA amizade entre Bruno e Shmuel fica cada vez mais forte. Para Bruno, Shmuel é sua única verdadeira companhia e para Shmuel, Bruno é uma forma de fugir de todo aquele sofrimento que ele vive.

Nesse momento a mãe de Bruno já sabia que local era um campo de concentração e que a fumaça preta no ar era proveniente do extermínio de judeus.

Ela até consegue convencer o marido para que ela e os filhos voltem para Berlim, mas se surpreende quando Bruno afirma preferir ficar no local a voltar para sua antiga casa.

Durante o enredo há um fato marcante. Shmuel foi trabalhar na casa de Bruno e ele ofereceu um bolinho. Mas quando Shmuel foi visto comendo por um oficial nazista, Bruno o acusou de ter roubado. Isso fez com que Shmuel tenha apanhado muito do soldado.

Vestindo o Pijama

Depois os amigos fizeram as pazes. Quando Bruno foi conversar com seu amigo e dizer que estaria indo embora da cidade, acabou ouvindo as lamentações de Shmuel que estava preocupado com o sumiço do seu pai.

Shmuel pediu ajuda para Bruno para achar seu pai e Bruno se prontifica a ajudar já que se sentia em dívida com o amigo. Shmuel consegue um uniforme para ele e o garoto entra no campo de concentração.

Lá ele descobre que o lugar não era nem um pouco parecido com as imagens que ele tinha visto. Em busca do pai de Shmuel eles acabam dentro de um sacrifício de judeus

O final é sem dúvidas muito triste e emocionante. E mostra o desespero da família de Bruno ao perceber que Bruno foi assassinado assim como todos os judeus. Tanto o filme como o livro mostra o desespero de seu pai ao perceber que ele mesmo matou o próprio filho.

Sem dúvidas essa é uma história pesada e que nos traz emoções fortes. A forma com que a obra é conduzida faz com que a gente se sinta na época.

Onde comprar?

Você já leu ou assistiu “O Menino do Pijama Listrado”? O que achou da história?


O que você acha do livro "O Menino do Pijama Listrado"?

  • Já Li e Recomendo (72%, 816 Votos)
  • Vou Ler com Certeza (19%, 219 Votos)
  • Não Vou Ler (5%, 60 Votos)
  • Já Li e não Recomendo (4%, 46 Votos)

Total de Participantes:: 1.141

Carregando ... Carregando ...

One Response

  1. 8 de setembro de 2018

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.