Resumo do Livro – O Príncipe de Maquiavel

O Resumo do Livro o Príncipe de Maquiavel é buscado com muita frequência por alunos do ensino médio. Isto porque esta obra faz parte de algumas das leituras obrigatórias, uma vez que esta obra faz parte dos clássicos absolutos da literatura.

O autor do livro, Nicolau Maquiavel, escreveu esta importante obra que se tornou um dos maiores ícones da literatura italiana (e mundial) em 1513. Desde a sua primeira edição que só aconteceu quase vinte anos mais tarde, várias reedições foram criadas.

Este livro possui uma das melhores sínteses a respeito da política e dos seus variados poderes que circundam o seu período de publicação. E apesar de ser uma obra literária centenária, os capítulos de o Príncipe ainda são atuais e podem ser adaptados para a nossa realidade atual.  

Para todos aqueles já ouviram a máxima: “Os fins justificam os meios”, saibam que este pensamento foi originado a partir da interpretação deste livro (note que Nicolau Maquiavel não escreveu esta frase sequer uma vez no seu livro).

Resumo do Livro o Príncipe de Maquiavel

Se você ficou interessado pelo resumo do livro o Príncipe, continue lendo!

O Resumo

O livro O Príncipe não se trata de uma história, e sim de um “manual” para a realeza da época. Todo o material escrito tinha como objetivo informar como um príncipe deveria se comportar e conduzir os seus negócios e o seu principado.

Durante boa parte do livro (os primeiros 15 capítulos), Nicolau descreve todos os principais tipos de governo e foca como um príncipe deve “gerir” a sua vida com as suas amizades e com todos os seus súditos.

O foco em boa parte destes capítulos iniciais é no ensinamento de que tudo deve ser realizado com o objetivo de conquistar o bem-estar e a segurança (social e financeira) em um cargo de poder.

A partir do capítulo 16 o lado financeiro é abordado com um pouco mais de profundidade, ensinando até mesmo como o Príncipe (ou membro da realeza) deve agir em meio a toda a sociedade.

De uma forma geral, o conselho é que o príncipe jamais deve ser visto com um gastador para não levar a si mesmo e o seu povo a falência total. A virtude da generosidade também deve ser trabalhada de maneira pontual para que o povo tenha a percepção de estar sendo bem “cuidado”, por uma realeza que embora seja dura, sabe representar o seu povo com uma bondade ocasional.

No capítulo 17, Nicolau apresenta pontos que devem preceder a conduta e a percepção do povo a respeito da realeza. Aqui, o conselho é que é melhor ser temido do que amado, a apresentação de duras penas (como a pena de morte para bandidos) é bem representada pelo pensamento de que “a morte de um bandido somente faz mal para ele mesmo”.

Resumo do Livro o Príncipe de Maquiavel

No capítulo 18, mais uma vez é abordada a percepção de como o povo deve ter do seu príncipe. Uma visão de um líder carismático e com empatia com o seu povo é a ideal – mesmo que ela não seja totalmente verdade ou que esta visão não seja totalmente íntegra a partir das suas ações.

Do capítulo 19 ao 24, são as lições que demonstram que o príncipe jamais deve agir de maneira desleal com o seu povo. A percepção de ódio da população, assim como todo o controle do povo é explicado para que ele permaneça no poder pela maior quantidade de tempo possível.

Por fim, são dados conselhos a respeito da defesa de seu reino e também a respeito da constante mudança que um líder deve “abraçar” para poder sobreviver no poder por tempo permanente.

Que deve ler o livro o Príncipe de Maquiavel?

Essa obra importante (e ainda atual) deve ser lida por todas aquelas pessoas que despertaram o interesse na política ou mesmo nas dinâmicas sociais que encontramos hoje.

O livro tem um teor bem neutro e qualquer pessoa pode apreciar a sua leitura sem nenhum problema. Um dos pontos altos da experiência desta leitura é o desenvolvimento do pensamento crítico acerca da sociedade e dos paralelos que esta obra que permanece “viva” por mais de quinhentos anos.

E você? Já leu o livro O Príncipe de Maquiavel? Faça um comentário abaixo!

O que você acha do livro “O Príncipe de Maquiavel"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!