Resumo do Livro – Por que fazemos o que fazemos?

O Resumo do Livro Por Que Fazemos o Que Fazemos é muito procurado pelas pessoas que apreciam filosofia e o comportamento humano, uma vez que o livro possui esses dois focos principais.

O autor é nada mais e nada menos que o renomadíssimo Mario Sérgio Cortella, um grande filósofo e educador brasileiro que já chegou a presidir a Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo no início dos anos 90.

Mario Cortella, como o autor é muitas vezes conhecido, já publicou cerca de vinte livros que atualmente são um grande sucesso de venda.

Resumo do Livro Por Que Fazemos o Que Fazemos

Se você tem interesse em saber mais sobre o livro, continue lendo!

O resumo

O livro, como você deve imaginar, não se trata de nenhuma história ficcional. Ele apresenta todo o seu conteúdo em forma de pequenas crônicas que todos nós chegamos a vivenciar em algum momento da nossa vida.

Essas pequenas crônicas são situações completamente normais e até mesmo insignificante nos olhos da maioria das pessoas, mas o grande “segredo” é que assim que nós lemos esses pequenos pedaços nós nos damos conta que várias das pequenas situações que vivenciamos na nossa vida são determinantes para a nossa realização pessoal.

Um exemplo é quando Cortella coloca logo no início do livro a clássica “cena” que todos nós enfrentamos semanalmente: a temida segunda-feira. Nesta pequena crônica ele retrata o alarme do relógio e nos coloca dentro de todo aquele processo típico de “preguiça universal”. Afinal de contas, ninguém gosta de acordar cedo em uma segunda-feira, não é verdade?

Dentro de toda essa provocação com a vida moderna, Cortella nos transporta para uma série de questionamentos pessoais a respeito do nosso propósito pessoal, o que nos faz até mesmo pensar que em dado momento estamos lendo um livro de autoajuda.

Conforme as páginas passam, os nossos questionamentos a respeito do que fazemos começa a se tornar cada vez mais intenso, ao ponto que passamos a realmente analisar as nossas ações para perceber se a nossa vida está ou não sendo bem “vivida”.

Ao longo do livro também há um flerte com muitos filósofos famosos, descomplicando boa parte de um conhecimento que tende a ser de difícil acesso para o público geral.

Em pouco tempo, você irá perceber que algumas questões como a procrastinação fazem parte de uma “conspiração pessoal” que nos rouba o propósito e a vontade de viver de maneira intensa todos os dias.

Resumo do Livro Por Que Fazemos o Que Fazemos

Além de todas a questões filosóficas, há também um flerte com a religiosidade de uma maneira simples e objetiva, que faz até mesmo os mais incrédulos se questionarem, não a respeito de uma divindade, mas sim a respeito de toda a sua vida.

Quem deve ler o livro Por que Fazemos o que Fazemos?

A opinião mais básica é que toda pessoa deve ler esse livro. A razão para isso é a riqueza de conhecimento que este livro transmite. O seu conteúdo é prático, de simples entendimento e todas as pessoas podem se ver nas situações descritas pelo autor – afinal, todos nós somos humanos.

O livro trata várias questões angustiantes que vivemos de uma forma descontraída, bem humorada e com uma leitura muito agradável. Não há porque se privar de um conteúdo tão interessante e que conta com um tremendo potencial transformador.

Seja você um amante de filosofia ou não, este livro pode fazer com que você passe a entender um pouco melhor algumas das suas ações, que podem ou não, estar minando o seu propósito de vida.

E você? Já leu o livro porque fazemos o que fazemos? Diga nos comentários o que você achou desta obra prima do autor Mario Cortella!

O que você acha do livro "Por que Fazemos o que Fazemos"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!