Resumo do Livro – Quem Mexeu no Meu Queijo

Esse livro é uma parábola que traz lições profundas sobre as mudanças da vida. Basicamente há dois homenzinhos e dois ratinhos que vivem em um labirinto.

O objetivo e o sonho de consumo deles são queijos. Talvez você possa achar meio boba essa história, mas ela é uma metáfora muito interessante.


Quer saber que lições você pode tirar dessa parábola? Então veja o texto abaixo.

O Enredo de “Quem Mexeu no Meu Queijo”

Basicamente há 4 personagens no livro: Haw e Hen que são 2 homenzinhos e Sniff e Scurry, os dois ratinhos. Na verdade eles representam parte da nossa mente que agem de maneira distinta em relação às situações da vida.

O livro é dividido em três partes. Na primeira há uma reunião entre amigos do tempo da escola. Eles conversam sobre que rumo suas vidas tomaram e quais foram suas atitudes e escolhas.

Então um dos amigos resolve contar essa história e aí entramos na segunda parte do livro.

Voltando aos personagens da parábola, todos os dias eles saiam em busca de queijo. E eles encontraram um local onde sempre havia queijo chamado de Ponto C.

Enquanto os ratinhos iam correndo para o local para pegar o queijo, os dois homenzinhos iam caminhando tranquilamente, pois sabiam que o queijo estaria lá.

Só que em um belo dia eles chegam até o Ponto C e o estoque de queijo simplesmente havia acabado.

Enquanto Sniff e Scurry simplesmente saíram pelo labirinto em busca de novos locais para encontrarem seu precioso alimento, Haw e Hen ficaram se lamentando por não a haver mais comida no local onde eles que costumavam ir.

Além disso, eles por vários dias voltaram ao lugar para ver se o queijo teria reaparecido. Algo que não aconteceu.

A Hora da Mudança

Resumo do Livro Quem Mexeu no Meu Queijo

Depois de alguns dias, Haw decide que é hora de sair do Posto C e buscar um novo local que tenha queijo. Enquanto isso Hen prefere ficar aguardando onde está um milagroso retorno do queijo.

Nesse momento os ratinhos já haviam encontrado o Posto N onde havia muito queijo. No labirinto Haw vive aventuras e enfrenta seus medos entrando em lugares até então desconhecidos.  No fim ele acaba encontrando o Ponto N e se junta aos ratinhos e sua abundancia de queijo.

No final do livro os amigos do inicio da história começam a discutir e se identificar sobre a parábola. Eles dizem que conhecem muitas pessoas com Hen que sentem medo da mudança e por isso acabam ficando estagnados e sem evoluir.

As Lições

“Quem Mexeu no Meu Queijo” traz de maneira simples, questionamentos de profundidade impressionante. As mudanças fazem parte da vida e devem acontecer. Por isso você deve estar preparado para elas.

É claro que quando elas ocorrem podem significar que teremos que sair da zona de conforto e conhecer situações até então desconhecidas.

No entanto são somente essas situações que nos fazem crescer e alcançar o Ponto N nas nossas vidas. Se você ficar parado certamente vai acabar que nem o Hen sem queijo e simplesmente contando com a esperança.

O queijo nada mais é do que tudo que almejamos ter na vida. Pode ser um emprego melhor, um carro novo, uma casa maior, qualidade de vida ou qualquer outra coisa que nós estamos sempre desejando.

O labirinto nada mais é que o local em que nós buscamos os nossos objetivos. Durante a história os personagens enfrentam muitas mudanças que ocorrem assim como na vida.

O livro traz lições e frases impactantes que são escritas nas paredes do labirinto.

Onde comprar?

Essa atitude e forma de pensar em relação às mudanças é sem duvidas o principal ponto do livro. Você tem medo de mudanças? E Já leu esse livro? Responda nos comentários.


O que você acha do livro "Batalha Espiritual"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

One Response

  1. 1 de março de 2019

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.