Resumo do Livro – Capitães da Areia

O resumo do Livro Capitães da Areia é muito procurado por pessoas que amam literatura e não conseguiram encontrar um exemplar deste livro. Esta obra foi criada em 1937, e o seu contexto histórico faz parte de um dos momentos mais inspiradores da literatura brasileira.

Fazendo parte do movimento neorrealista (que também é conhecida como movimento Romance de 30), o autor Jorge Amado procura capturar questões sociais que faziam parte da realidade da maioria dos brasileiros da época.


O livro se passa na mesma década da sua publicação e até hoje ele é aclamado pela crítica especializada que afirma ser um marco nacional. Todavia, apesar do sucesso da obra, o livro foi perseguido no mesmo ano de seu lançamento pela desculpa de ser considerado um “objeto de propaganda comunista”.

Trinta anos mais tarde, o livro Capitães da Areia foi adaptado para o cinema, e em 1989 foi adaptado mais uma vez para uma minissérie na televisão. Em 2011, mais um filme foi realizado em cima do seu enredo original.

Resumo do Livro Capitães da Areia

Para ler o resumo do livro Capitães de areia, continue lendo!

A história

A história do livro se baseia na realidade que dos meninos pobres que viviam nas ruas de Salvador. Comumente esses meninos eram abandonados em decorrência a algum problema familiar grave, e uma vez na miséria, todos tinham que descobrir uma maneira de sobreviver.

Os personagens principais—os Capitães da Areia—vivem à margem da sociedade e possuem como uma espécie de “moradia” um armazém velho e abandonado.

Cada um dos jovens possuem uma característica marcante. Os oito meninos se completam e demonstram com clareza parte da sociedade da época, que por vezes, não aceitavam a sua existência.

O protagonista da história é um menino chamado Pedro Bala. Pedro foi órfão após ter o seu pai assassinado em uma greve de operários. Sabendo desse ocorrido, o jovem dedica parte da sua vida para a luta trabalhista.

Mesmo com o seu apreço pela questão social, Pedro continua assaltando e realizando crimes para sobreviver. Em determinado momento, o jovem encontra Dora—uma menina que aos poucos consegue convencer de que pode fazer parte do grupo de renegados da sociedade.

Ao longo do tempo, Pedro e Dora criam uma relação amorosa. Contudo, em um de seus crimes, ambos são capturados. Dora é enviada para um orfanato e Pedro Bala sofre com a tortura e com agressões para entregar seus outros companheiros de crime—os Capitães da Areia.

Se recusando a falar mesmo sobre sofrimento extremo, Pedro é enviado a um reformatório, o qual ele foge e vai em busca do salvamento de Dora. O seu “resgate” é bem-sucedido inicialmente, mas a jovem foge do local com a saúde debilitada.

Resumo do Livro Capitães da Areia

Imagem: Filme 2011

Na sua última noite, Dora se entrega para Pedro e morre pouco tempo depois. A morte de Dora marca uma mudança na vida de todos os Capitães da Areia, que a partir dali, passam a mudar sua vida para conseguir se adequar a vida adulta.

Pedro Bala abandona o grupo, assim como todos os seus amigos seguem caminhos diferentes. Sua liderança que faz parte da sua personalidade forte faz com que ele modifique o foco da sua luta e da sua existência, se voltando agora para a luta trabalhista—que foi a luta principal de seu falecido pai.

Quem deve ler o livro Capitães da Areia?

O livro capitães da areia traz uma excelente história e todas as pessoas interessadas que se comovem com questões sociais irão ter um verdadeiro momento de reflexão, já que até os dias de hoje a sociedade brasileira sofre com questões bem parecidas.

O livro tem uma leitura leve e não existem muitos momentos de tensão que se façam de motivos para que pessoas mais jovens realizem a leitura. Todavia, sugere-se que o livro seja recomendado para adolescentes e para as idades mais avançadas.

Você já leu o livro Capitães da Areia? Diga nos comentários abaixo a sua opinião sobre este incrível livro!

O que você acha do livro "Capitães da Areia"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!