Resumo do Livro – Dois Irmãos

O Resumo do Livro Dois Irmãos é muito procurado por estudantes e amantes da literatura brasileira. Esta obra literária foi escrita pelo autor brasileiro Milton Hatoum em 2000 e em 2001 ela foi condecorada com o prêmio Jabuti – o prêmio de literatura de maior importância do Brasil.

Além da aceitação da crítica especializada, o livro também foi alvo de adaptações para a televisão e para o cinema. Outros prêmios internacionais também foram conquistados e atualmente o livro é visto como uma espécie de “clássico moderno” do gênero romance.

Abaixo nós colocaremos um breve resumo do livro e também colocaremos algumas informações adicionais. Ficou interessado? Continue lendo!

A história

O livro Dois Irmãos relata a história de dois irmãos libaneses que vivem em Manaus. Yaqub e Omar (os dois irmãos protagonistas da história) possuem uma dinâmica complicada e cheia de tribulações.

Durante todos os anos de sua vida ambos passaram por diversas crises emocionais que envolvia ciúmes, raiva, orgulho várias outras emoções negativas, incluindo o desejo de morte em alguns pontos da trama.

Todos os episódios são narrados por Nael—filho da empregada  – que avança e regride a linha temporal dos acontecimentos que aparentam terem sido situados em sua maioria no período do regime militar que iniciou na metade dos anos 60 e só foi terminar vinte anos mais tarde..

Desde o primeiro embate com a primeira garota dos sonhos, Lívia—que ambos eram apaixonados—até a traumática morte de Halim (o pai dos irmãos), o livro prende os leitores em uma subsequente narrativa emocional que é uma nova descoberta a cada nova página folheada.

Sendo uma verdadeira lição de sobre as nossas verdadeiras ações e arrependimentos, a história do livro Dois Irmãos nos ajuda a criar uma verdadeira reflexão a respeito das nossas dinâmicas pessoais, não só com os nossos entes mais queridos, mas também com as pessoas que por algum motivo não conseguimos gostar.

Do ódio a tentativa de redenção, Yaqub e Omar sempre são vistos com o mesmo problema interminável: a busca de um relacionamento minimamente equilibrado e racional. Todas as brigas e desafetos dos irmãos muitas vezes beiram a absurdos gravíssimos, e durante praticamente toda a narrativa, sua mãe Zana tenta se contrapor a todas as adversidades em uma luta que dura toda a sua vida.

Um dos maiores pontos do livro é que vários acontecimentos não são explicados em sua totalidade pelo narrador (Nael), fazendo com que o leitor seja obrigado a levar alguns pontos apenas com a sua própria interpretação.

Essas suspeitas enriquecem ainda mais a experiência que podem ser alvo de muitas especulações e debates calorosos entre outras pessoas que também puderam ter a oportunidade de ler esta incrível obra.

Quem deve ler o livro Dois Irmãos?

O livro Dois Irmãos deve ser lido por todas aquelas pessoas que amam a literatura e estão em busca de um bom romance brasileiro. Por muitas vezes o livro é apresentado em salas de aula durante o Ensino Médio.

É recomendado que o leitor tenha pelo menos 16 anos de idade para ler o conteúdo que em alguns pontos é denso e carregado de informações trágicas e surpreendentes. Talvez o maior exemplo disto seja a aparição de um crime sexual que ocorre durante a narrativa dos problemáticos irmãos.

Se você é um amante de boas histórias, o livro Dois Irmãos é uma excelente opção para você que pode estar em busca de um bom livro para se deliciar com a leitura que é dinâmica e carregada de eventos inesperados.

Esse foi o nosso resumo sobre o livro Dois Irmãos! Já leu o livro? Fale pra gente o que você achou! Utilize os comentários abaixo e faça uma pequena análise!

O que você acha do livro "A Moreninha"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!