Resumo do Livro – Lucíola

Um rapaz do interior e uma prostituta. É assim que pode se caracterizar a história entre Paulo e Lucíola.

Se interessou por essa trama? Então leia o texto abaixo para descobrir tudo que rolou nessa obra de José de Alencar chamada de “Lucíola”.


Enredo do Livro “ Lucíola”

Você já sabe que Lúcia era uma prostituta só que na verdade na época Lúcia era considerada uma cortesã de luxo. Só que a primeira vez que Paulo a viu, e achou pura e meiga.

Ele se apaixonou no primeiro olhar e não tinha a menor ideia do que moça fazia.

Paulo foi convidado para ir a Festa da Glória por seu amigo Sr.Sá. E lá acabou encontrando novamente aquela linda mulher que ele havia visto na sua chegada ao Rio de Janeiro. Só que nessa festa Lúcia acabou ficando nua na frente de todos.

Mesmo depois de descobrir que Lúcia era uma cortesã ele continua a tratando com respeito nas visitas que fazia a ela com cada vez mais frequência.

Depois de um tempo eles se tornaram amantes, mas o relacionamento não era somente sexo, pois ambos nutriam um sentimento um pelo outro que ia muito além das quatro paredes.

Lúcia amava Paulo de verdade e por isso abandonou o seu trabalho. No entanto após uma briga ela acabou voltando a se tornar cortesã.

Paulo sentia muitos ciúmes dela. Nessa de ir e voltar eles acabaram percebendo que realmente sentiam um amor de verdade.

Lúcia estava disposta a se entregar verdadeiramente a ele. Por isso largou sua casa luxuosa e foi viver em uma menor. Lá ela contou sua história.

Resumo do Livro - LucíolaMaria da Glória

Na verdade ela se chamava Maria da Glória e não Lucíola. Em 1850 devido ao surto de febre amarela ela viu sua família inteira adoecer. Para ajudar a sustentar sua família ela se viu obrigada a vender seu corpo.

No entanto quando seu pai descobriu isso a expulsou de casa e com isso ela deu início a sua vida mundana. Ela foi acolhida por uma amiga chamada Lúcia que veio a falecer. Maria da Glória acabou “ roubando” o nome da amiga.

Depois de ter viajado pela Europa com um de seus amantes ela retornou ao Rio de Janeiro e só encontrou sua pequena irmã Ana viva. A partir daquele momento ela resolveu cuidar dela e a colocou em um colégio.

Após essa confissão os dois passaram a viver um romance inocente tanto é que Maria da Glória ou Lúcia até se recusou a algumas vezes de  ir para cama com Paulo.  Eles conversavam e andavam de mãos dadas pelas ruas. Foi então que ela descobriu que estava esperando um filho dele.

A felicidade do casal durou pouco, pois ela acabou tendo um aborto e se recusou a tomar o remédio para expelir o feto sem vida. Por isso ela acabou falecendo de infecção e antes de morrer jurou que amava Paulo desde a primeira vez que eles tinham se visto.  

Antes de partir Lúcia fez um último pedido: ela pediu para que Paulo se case com Ana, sua irmã. Ele recusa, mas promete cuidar dela até que Ana se case.

José de Alencar

Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, José de Alencar nasceu no Ceará.  Ele é considerado um dos percursores do romantismo no Brasil. Ele escrevia sobre temas tipicamente brasileiros enquanto os outros autores da época falavam sobre temas muito mais portugueses.

Essa é sem dúvidas uma de suas principais obras e retrata muito bem a sociedade carioca da época.

Onde comprar?

Você já leu esse livro? Responda nos comentários o que você achou de “Lucíola”.

O que você acha do livro "Lucíola"?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.